Carreira - Novas Habilidades Necessárias no Mercado de Trabalho

 

    Uma pesquisa realizada recentemente pela Sapio Research, encomendada pela Hult EF Corporate Education, com 1.188 profissionais em posição de comando em 16 países, incluindo o Brasil,  conclui que liderança e comunicação são as habilidades consideradas fundamentais na guerra global por talentos após o impacto da pandemia.

    Após a Covid-19 a missão de atrair e reter talentos só se acentuou. Mais de 60% dos entrevistados concordam que é mais difícil encontrar trabalhadores com as habilidades necessárias, e que é preciso, de mais tempo para preencher as vagas do que há dois anos atrás.

    Três em cada cinco empresas acreditam que é difícil encontrar uma equipe sênior com as habilidades necessárias, e 63% acreditam que será mais difícil encontrar profissionais qualificados no futuro. Os motivos para a nova demanda de habilidades são: transformação digital (66%), ascensão do trabalho remoto (65%), liderança de equipes virtuais (60%), liderança rumo à mudança (57%) e inteligência artificial (56%).

    "O início da pandemia demandou profissionais que liderassem e executassem tarefas de forma rápida durante uma crise. Mas, quase dois anos depois, surgem outras questões que precisam ser abordadas como o "isolamento" dos indivíduos e suas consequências, a perda de talentos na "grande demissão" e a erosão da cultura da empresa entre outros", analisa Eduardo saltos da Hult EF Corporate Education.

    Nos anos de pandemia até aqui, as habilidades mais requisitadas foram aquelas associadas a transição de modelos de negócios e aceleração de processos digitais, além de formas de comunicação com colegas, segundo a pesquisa. Para os entrevistados, as habilidades de trabalho prioritárias para a formação de sua equipe voltada para o sucesso são:

- Liderança (22%),

- Comunicação (20%),

- Toma de decisões estratégicas (19%),

- Resolução de problemas (19%),

- Habilidades técnicas (18%),

- Transformação digital (18%),

- Gerenciamento de projetos (15%),

- Analise de dados (15%),

- Planejamentos de negócios (15%),

- Criatividade (13%)

    A liderança exigida hoje é aquela avaliada não apenas pelo que entrega ou executa no horário de trabalho, mas pelas visões, valores e pela forma que se comunica no publico e no privado. Os lideres estão cada vez mais expostos, comunicando-se com mais frequência e também mostrando mais vulnerabilidade e compaixão, isso ajuda a unir as pessoas e gera identificação nos colaboradores. O líder do futuro precisa desenvolver mais habilidades sociais (soft skills) do que habilidades técnicas.

    A pesquisa também avaliou se as empresas se veem no papel de reservar orçamento e investir em programas de requalificação. Mais de 40% dos entrevistados dizem que o desenvolvimento das habilidades sociais de seus funcionários aumentou nos últimos dois anos. Isso se deve a motivação de reservar maior orçamento no futuro para tais habilidades em relação as habilidades técnicas.

    Também foi constatado que os principais desafios de desenvolver funcionários espalhados em diversas regiões geográficas são, segundo a pesquisa, encontrar programas de aprendizados que sejam condizentes em todos os países (42%), e programas de aprendizagem não oferecido em vários idiomas (29%). 

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