10 Ações que mais subiram em Janeiro de 2022 no Ibovespa

O mês de janeiro fechou com alta acumulada de 7% aos 112.143 pontos no principal índice do mercado de ações, o Ibovespa. Em média as 10 ações que mais valorizaram no Ibovespa subiram 19,51%.

Ainda é muito cedo para se ter uma ideia de como vai ser o ano, até porque este ano temos eleições, mas, pelo menos, mercado entrou com o pé direito. Ações da B3 e da Lojas Renner se valorizaram por questões individuais, mas também houve movimentos setoriais, como o caso das ações dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil, e das ações das petroleiras Petrobras, Petro Rio e 3R Petroleum.

 


B3


B3 foi o principal destaque do mês, que subiu 31,74%, cotada a R$14,62. B3, que é a empresa que gerencia a bolsa de valores e tem ação na própria bolsa de valores, foi beneficiada pela volta do investidor estrangeiro, que no mês foi registrada uma entrada de capital estrangeiro na ordem de R$24,8 bilhões, o equivalente a 35% do total de 2021. Além disso, a empresa monopolista no mercado de bolsa de valores, tem buscado um posicionamento melhor, com iniciativas digitais, trazendo oito novos diferentes títulos, inclusive futuro de criptomoedas.


Petroleiras


No caso das produtoras de petróleo, suas ações valorizaram devido a alta da commodity no mercado internacional devido as tensões entre Rússia e Ucrânia, onde o governo dos EUA disse que uma invasão da Rússia é “iminente”, o que gerou receio de pertubações na oferta de petróleo, fazendo os preços dispararem. Como também, há investidores que acham que as ações da Petrobras estão baratas.


Além de que, a Petro Rio destaca que vai ampliar suas operações para os campos de Albacora e Albacora do Leste, na bacia de campos, e a Petrobras vai vender seus ativos menos importantes e focar no pré-sal onde os ganhos são mais interessantes. Tudo isso aliado a alta do petróleo e ao dólar forte beneficiam a geração de caixa para as empresas do setor.


Bancos


Os bancos foram favorecidos pela alta de juros e pelo fluxo de estrangeiros buscando os lucros pelas tais taxas de juros mais altas. Também se beneficiaram com vários IPOs de empresas que foram cancelados e que acabaram tendo que buscar crédito nos bancos.


Renner


A valorização das ações da Lojas Renner é fruto de uma boa administração e pelo fato da empresa ter um bom caixa, apresentar solidez no setor e liquidez, o que atrai investidores.


E Por Fim…


Para concluir a lista das melhores do mês estão Notre Dame Intermédica e Hapvida, empresas que se beneficiam das fusões e aquisições do setor. Além delas, as redes de shoppings, Multiplan e BR Malls, que ganham com a recuperação do setor e a volta das pessoas às compras de rua. Os resultados do quarto trimestre aparentemente vêm bons, dizem os economistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência do Mercado Financeiro para esta Semana – 22/05/2023