Veja Como se Proteger da Inflação e manter seu dinheiro salvo

Quando a pandemia de covid-19 se instalou no mundo no começo de 2020, governos de muitos países tiveram que lançar estímulos econômicos para que suas economias não fossem prejudicadas de forma geral. Os estímulos foram desde isenção fiscal em algumas situações até uma quantia mensal que os governos davam aos seus cidadãos mais pobres, mas o principal estímulo dado à economia que muitos países fizeram foi baixar a sua taxa básica de juros.

Com tantos países baixando sua taxa de juros ficou muito dinheiro disponível no mercado mundial o que, gradualmente, ao longo dos anos seguintes a inflação começou a ganhar força. Mas, para piorar toda essa situação, a pandemia de covid-19 trouxe muitos estragos nas principais linhas de suprimentos de produção das fábricas globais fazendo com que muitos produtos industrializados e até mesmo commodities, ficassem em falta ou mais caros, causando um choque de oferta, onde o aumento dos preços vem pela oferta e não pela demanda, o que agravou a situação.

Se não bastasse tudo isso, a guerra da Ucrânia x Rússia trouxe mais uma crise de choque de oferta, pois, estes dois países produziam algumas commodities que vendiam para o mundo todo em certa quantidade, principalmente trigo, petróleo e gás, e com a guerra a produção destas commodities foi interrompida, o que mais uma vez faz a inflação aumentar pelo mundo à fora, devido ao aumento de preços desses produtos causados pela interrupção de sua produção e diminuição de sua oferta no mercado mundial, principalmente em relação ao petróleo.

No Brasil não é diferente, a inflação vem aumentando pontualmente mês a mês, mas como proteger seu dinheiro?

Profissionais do mercado financeiro estão apostando nas ações de empresas de varejo premium, focado para clientes de alta renda que são menos impactados pela inflação, pois com o fim da pandemia as pessoas vão voltar a comprar mais roupas para ir trabalhar e para o lazer.

Outra aposta é em ações de empresas de energia, pois estas conseguem repassar os preços. Mas, sempre apostar em empresas que tem uma margem bruta alta com pouca variação.

Também uma boa aposta é ter na carteira de investimentos ações dos grandes bancos, pois, com a taxa de juros Selic alta os grandes bancos conseguem ter bons lucros.

Ações de empresas de petróleo e minérios podem ser prejudicadas pela recessão de 6 a 12 meses que está por vir devido a retirada dos estímulos americanos pelo FED (banco central americano, EUA).

Outra pedida, são os títulos do governo no Tesouro Direto, que tem várias opções, entre elas os títulos que pagam a inflação mais 5% com retiradas semestrais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência do Mercado Financeiro para esta Semana – 22/05/2023