Atividade econômica sobe 0,33% em Dezembro

O Banco Central divulgou que o seu índice IBC-Br, que mede a atividade econômica, teve uma alta de 0,33% em dezembro, em comparação dessazonalizada com novembro, em relação a dezembro de 2020 houve uma alta de 1,30%. No acumulado de 12 meses, o índice ficou com uma variação positiva de 4,5%.

Com isso, O IBC-Br mostra a tendência de que o PIB do 4º trimestre do ano passado fique em torno de 0,2%, e o PIB de 2021 provavelmente feche em 4,5%, após uma queda de 4,1% em 2020, mostrando que a economia brasileira se recuperou e voltou ao patamar pré pandemia no final de 2021, principalmente no setor de serviços.

Porém, a má notícia é que esse patamar ainda é 7% inferior ao de 2014, que com o aumento da população na última década, a renda per capta apresentou uma queda de 10%.




Também é importante observar que, na média móvel trimestral, usada para estimar tendências, o IBC-Br teve alta de 0,25% em relação aos três meses encerrados em novembro.

No entanto, é preciso ter cautela, segundo especialistas esses resultados positivos de 2021 não vão influenciar agora no desempenho do 1ºtrimestre de 2022, que pode vir com atividade econômica negativa.



 
O IBC-Br tem metodologia de cálculo diferente da usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC é de frequência mensal e permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica. Já o Produto Interno Bruto (PIB) é de frequência trimestral e descreve um quadro mais geral da economia.

Graças a essa agilidade e devido ao fato dele (IBC-Br) considerar coisas que o PIB não considera, (como o tráfego nas grandes rodovias através dos pedágios, por exemplo), o IBC-Br é bastante requisitado na hora de avaliar a performance da economia brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência do Mercado Financeiro para esta Semana – 22/05/2023