Banco Central pode elevar a taxa Selic acima dos 12%

Com os dados da economia que foram divulgados esta semana o mercado já começa a visualizar que o Banco Central(BC) vai aumentar a taxa de juros Selic acima do que havia referido na última ata do Copom(Comitê de Política Monetária), com os juros podendo chegar de 12,75% a 13%, segundo expectativas de analistas.

O IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de janeiro deste ano, divulgado em 09/02/2022, ficou em 0,54%, após alta de 0,73% em dezembro, é o maior resultado desde janeiro de 2016, quando foi de 1,27%. Já o acumulado em 12 meses ficou na marca de 10,38%, maior que a dos 12 meses anteriores que foi de 10,06.



 
O IPCA está vindo em queda deste novembro de 2021, o que mostra que a política monetária de elevar o juros para conter a inflação está funcionando, porém, está colocando o país em recessão. Críticos a este ciclo de aumento de juros dizem que poderia ser mais lento essa subida da taxa de juros para comprometer menos o crescimento da economia.

Tabela IPCA: comparação por setores de Dezembro/2021 e Janeiro/2022.
 

O BC terá uma missão bastante difícil, pois os dados de janeiro para a produção de carros despencou 30% por falta de semicondutores, com mudança na legislação ambiental em relação a emissão de poluentes que cortou a produção de dezembro para janeiro, também houve lockdown por causa da pandemia. Já os dados do mercado de trabalho, apesar de melhorarem um pouco, houve uma queda de rendimentos(salários) e ainda há muita subocupação. E também, o índice Getnet para janeiro mostra que houve queda no varejo, conforme gráfico a seguir:



 
Apesar da melhora do setor de serviços em 2021 para níveis pré-pandemia, para 2022 o mercado não espera que isso se repita.

O BC também sofre pressão externa vinda dos EUA, onde conforme últimos dados, a inflação mensal por lá ficou em 0,6%, o mercado esperava 0,4%, já na medida anual o mercado esperava 7,2% e ficou em 7,5%. Isto não acontecia nos EUA desde 1982. Os americanos estão sofrendo alta em quase todos bens e serviços, aluguel, carro usado, energia etc. Isto aumenta a chance de que o FED(banco central americano) aumente a taxa de juros americana em 0,5% e não 0,25% como se esperava agora em março, segundo especialistas.

O ciclo de alta nos juros está ocorrendo em praticamente no mundo inteiro, mas isto pode não resolver a inflação, porque o que está ocorrendo é choque de oferta(aumento nos custos de produção) onde as commodities estão aumentando muito, tiveram a maior alta desde 1995. Está havendo alta de alimentos, café, açúcar, soja, trigo, milho; alta de minérios como cobre, ferro; e alta do petróleo. Existe uma onda inflacionária pelo lado da oferta.

Empresas exportadoras de commodities estão se tornando a bola da vez.

Economistas estimam que o PIB(produto interno bruto) brasileiro fique algo em torno de 0,3% a 0,5% este ano. Um crescimento praticamente nulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência do Mercado Financeiro para esta Semana – 22/05/2023