Crédito Rural Subsidiado é Suspenso

A Secretaria do Tesouro Nacional suspendeu temporariamente as contratações de crédito rural nas linhas subsidiadas do Plano Safra 2021/22. A medida valerá até o fim de fevereiro.

A alta do ciclo de juros da taxa Selic, que chegou em 10,75% ao ano, elevaram os gastos do governo com a equalização dos juros nas operações de financiamento, o que fez com que os recursos se esgotassem mais cedo que o previsto. Segundo ofício do Ministério da Economia de sexta-feira(04/02/2022), o dinheiro alocado no orçamento deste ano ficou insuficiente para a subvenção.

O ofício diz que a LOA(Lei Orçamentária Anual) de 2022 foi aprovada com insuficiência das dotações orçamentárias que amparam os pagamentos de equalização de taxas de juros. E, diante da atual insuficiência orçamentária, para custear novas operações subvencionadas, é determinada a suspensão, entre 07/02/2002 e 28/02/2022, de novas contratações de financiamentos subvencionados. O texto do ofício foi assinado pelo secretário do Tesouro, Paulo Fontoura Valle.

Os financiadores ainda não sabem afirmar quais serão os impactos da suspensão, onde ao todo, 12 bancos e cooperativas de crédito operam programas equalizados neste ciclo.

Em 2021 o Tesouro também determinou a suspensão das contratações, mas foi no fim do ano-safra, em maio, quando houve um corte de R$2,5bilhões no orçamento. Neste ano, os recursos se tornaram insuficientes por causa do aumento dos custos do tesouro para equalizar os financiamentos devido o aumento da taxa básica de juros Selic.

Suspensão valerá até o fim do mês, porém, o Tesouro avaliará o orçamento que está comprometido e o que não entrar no sistema até lá para, no que depender do nível de comprometimento, manter linhas fechadas até o fim do ano-safra, em junho, segundo analistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendência do Mercado Financeiro para esta Semana – 22/05/2023