Frete para Importar Fertilizante da Europa fica 20% mais Caro

Neste mês os fretes marítimos ficaram mais caros e a tendência é que continuem aumentando de preço para os próximos meses, segundo Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O custo médio para o transporte de adubos da Europa ao Brasil chegou a US$ 50 a tonelada em março, um aumento de 10% em relação a fevereiro, quando estava em 46% a tonelada. Para os produtos que saem do Egito, o aumento foi de mais de 20%, ficando em US$ 12 por tonelada.

Essa subida nos preços do frete marítimo se deve não só pelo aumento dos valores do barril de petróleo, que tem impacto sobre o combustível, mas também pela diminuição do número de rotas disponíveis, principalmente no mar negro. Com isso, cresce a demanda por outros percursos, além da disponibilidade de navios diminuir, explica especialista da Conab.

A expectativa é de pressão nos preços de frete no segundo semestre, com a demanda para exportação, pois há uma tendência de aumento do volume de exportação do milho brasileiro, o que terá impactos sobre a movimentação de cargas para as principais rotas de exportação. Temos indicação de alta nos valores do prêmio de porto para o cereal, tanto em Santos(SP) quanto em Barcarena(PA), para o mês de julho. Isso mostra um cenário de forte interesse dos importadores pelo milho brasileiro, sobretudo diante das incertezas dos efeitos da guerra Rússia x Ucrânia, afirma o especialista da Conab.


Frete Rodoviário


No cenário doméstico, o preço dos fretes rodoviários continuam em elevação. Entre os motivos para o aumento estão a redução da oferta de veículos, reflexo do avanço da colheita da soja no país, e a alta dos preços de combustíveis, que acompanha a valorização do barril de petróleo no mercado externo.

Em Mato Grosso, a colheita da soja atingiu seu pico em fevereiro, e o que se verifica é que o expressivo fluxo de caminhões para o porto de Mirituba(PA) tem provocado o estrangulamento na descarga, gerando longas filas de espera para o desembarque, aumentando o tempo de espera. Essa maior estadia está sendo compensada com o aumento do frete, segundo especialista.

Segundo o boletim, os preços também subiram nos terminais ferroviários de Rondonópolis e Alto Araguaia(MT). Devido à baixa oferta de frete-retorno, o que torna a rota pouco atrativa, a elevação do valor praticado para a remoção ocorre para que o transporte da soja seja mantido. O avanço da colheita e a dinâmica de escoamento para exportação devem manter os preços elevados durante boa parte de março, segundo o superintendente da Conab.

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